Leitura para os pequenos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Nós

26.09.2019

 

Autora e ilustradora: Eva Furnari

Editora: Moderna

Amo os livros dessa autora e ilustradora brilhante. Já fiz até um post sobre ela por aqui. É que são tantas histórias incríveis. E as ilustrações? São de tirar o folego....

Nessa obra, Eva conta a história de uma garota chamada Mel que morava na cidade de Pamongas.

Mel era diferente dos outros moradores. Vivia rodeada de borboletas, e por isso, o pessoal da cidade estava sempre zombando dela. A garota ficava muito triste, mas se recusava a chorar. Corria e se escondia em casa.

Isso se repetia toda vez que Mel saia pela cidade, até que um dia, algo estranho aconteceu. Mel sentiu uma coceira no pé e viu que um nó havia se formado em seu dedinho. Ela fez de tudo, mas o nó não saiu.

Um outro dia, quando foi a mercado, a zombaria recomeçou. Ela engoliu a tristeza, e ficou surpresa ao ver um nó em sua perna. Com o passar do tempo, Mel já tinha sete nós. E um deles, bem na ponta do nariz.

Muito triste e envergonhada, a garota decidiu ir embora da cidade. Ela foi para muito longe. Caminhou até as montanhas, e chegando lá, começou a dançar e a cantar alegremente. Espantou-se ao perceber que o nó da perna se desfez.

Ela continuou sua jornada e alguns nós foram se desfazendo. Um dia ela encontrou um garoto em uma bicicleta voadora. Ficou envergonhada pelos seus nós e suas borboletas. Com medo que ele zombasse dela, pegou rapidamente a bicicleta dele e sai pedalando pelo ar.

Quando chegou ao chão, o menino a surpreendeu elogiando as borboletas que a rodeavam. Mel sentiu algo tão estranho que desatou a chorar e o nó na garganta se desfez. Para sua surpresa, viu que o menino também tinha um nó no dedo. Ele disse que na sua cidade todos tinham nós.

Mel resolveu conhecer a tal cidade e ficou encantada com as pessoas diferentes e cheias de nós. Ninguém se importou com suas borboletas. Ficou emocionada e feliz porque encontrou o seu lugar.

A autora retrata com humor e delicadeza a dificuldade em sermos aceitos pelos outros e por nós mesmos. Sobre encontrar o nosso lugar no mundo e a forma de ser feliz do jeito que somos, sem sentir vergonha ou constrangimentos. E mais importante, sobre como lidar com nossos sentimentos, sem reprimi-los ou escondê-los.

Um livro que dá margem a várias discussões interessantes com as crianças e adultos, é claro.

Please reload

Posts Destacados 

O Búfalo que só queria ficar abraçado

30.09.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes 

26.09.2019

26.09.2019

26.09.2019

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload