Leitura para os pequenos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Leila

26.09.2019

 

Autor: Tino Freitas

Ilustradora: Thais Beltrame

Editora: Abacatte

Temos muito que falar sobre Leila. Esperei ansiosa por esse livro desde o início do ano, quando fiz um curso de literatura infantil com o Tino Freitas, que aliás, eu recomendo demais, e ele falou sobre o livro.

É uma história infantil que retrata um drama. Uma grande tragédia que afeta milhares de crianças sem distinção de raça ou condição social.

O cenário é o fundo do mar. Leila é uma baleia, e num dia qualquer, ela coloca o biquíni, penteia o cabelo e avisa a mãe que sairá para nadar. Ela está feliz.

No caminho é parada pelo vizinho, um polvo chamado Barão. Ele elogia Leila, lhe dá um beijo no rosto e avisa que nadará com ela.

Leila se sente esquisita e assombrada, mas não diz nada, porque está com medo.

O Barão continua. Promete que se ela for gentil ele irá presenteá-la com biquínis novos, porque o dela está torto. Nesse momento ele aproveita para ajeitar a alça do biquíni de Leila. Ela não teve tempo de dizer NÃO e sente uma dor imensa dominá-la. Tem vontade de ir para o fundo do mar.

Eles estão sozinhos. Ela não tem como pedir socorro. E o Barão pega uma tesoura e corta os cabelos dela:

“Eu gosto assim, PEQUENA!

Leila permanece muda, petrificada.. cheia de pavor e angústia.

Antes de ir embora ele pede segredo: “Não diga a ninguém!”. E Leila desiste de nadar. Afunda e não sai mais do fundo do mar até ser resgatada pelos seus amigos. Ela volta à superfície.

Mesmo assim, algo podre e pesado permanece dentro dela.

Um dia, ao reencontrar o Barão, Leila sentiu raiva, medo, coragem.. tudo de uma vez. Decidiu não conviver com aquilo. Colocou tudo para fora:

“ - O meu nome não é PEQUENA”. E continuou falando, falando e falando.... até que o Barão (e me dá uma raiva dele!!!) acaba em seu devido lugar: aprisionado e sem voz.

Leila se sente livre e feliz e volta a nadar como antes.

Essa é a história dela. E de muitas crianças em todos os lugares do país e do mundo. Acredito que a maioria não tem um final feliz. É muito triste e muito grave. Ninguém jamais deveria passar por esse tipo de situação. Abuso sexual é crime como todos sabem.

Devemos conversar com nossas crianças, ficar atentos, orientar. E o Tino vem com esse livro lindo e de forma tão honesta e sensível expõe um problema difícil de digerir.

Please reload

Posts Destacados 

O Búfalo que só queria ficar abraçado

30.09.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes 

26.09.2019

26.09.2019

26.09.2019

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload